quinta-feira, 17 de abril de 2008

Plugins para o Internet Explorer que todo desenvolvedor ASP.NET deve ter

Pra começar, porque o IE?
Não, o IE não é o melhor browser. Mas ele carrega muito mais rápido por estar enraizado no Windows e tem suporte no Visual Studio para a depuração de javascript. E isto faz a diferença pro desenvolvedor web. Para o Firefox existem excelentes plugins para este fim também, mas o debugger de javascript do Visual Studio 2008 está excelente e vale a pena ser utilizado.
Agora vamos aos plugins propriamente dito.
O primeiro plugin obrigatório é o IE7Pro. Na verdade este plugin não é voltado ao desenvolvedor, mas traz excelentes recursos que não dá pra entender como não estão já no próprio IE, uma vez que seus concorrentes os têm. Com ele você pode manter sincronizados seus Favoritos, caso utilize mais de um computador, pode ver mais detalhes na janela de propriedades da página (como as imagens, os css's...), pode salvar a página como imagem, pode redimensionar a janela para tamanhos comuns de desktops como 800x600, 1024x768... (estes 2 últimos bem úteis ao desenvolvedor), e mais uma porção de aprimoramentos como "crash recovery" (recuperação de sessões travadas), gestos de mouse, etc.
Outro plugin indispensável é o Internet Explorer Developer Toolbar. Este traz um inspetor de elementos (aponte o mouse para uma imagem, por exemplo, e você vê todas as propriedades da mesma), um color picker, "pegador de cores", para descobrir o código de alguma cor da página, uma régua para medir na tela o tamanho de um elemento e várias outras funções para validar o CSS, o HTML, manusear as imagens, as divs, etc.
Por último mas não menos importante, temos o Webdevhelper. Com ele você pode executar javascript contra a página em um console, e o mais importante, pode exibir um log de todas as chamadas do navegador para a web. A partir desta lista, você pode ver os detalhes de cada chamada, os cabeçalhos da requisição e da resposta, o conteúdo da resposta, e se a resposta for um objeto JSON ou a atualização de update panels o plugin cria uma estrutura para facilitar a visualização da resposta. Os problemas deste plugin é que ele é pesado, acaba travando o IE algumas vezes e não lida muito bem com encodings diferentes de UTF-8, mas o custo-benefício ainda é bem interessante.

E você, utiliza algum plugin para o IE que considera indispensável? Quer um passo a passo mais detalhado sobre algum dos plugins citados? Coloque sua dica nos comentários!

Os plugins para o Firefox serão comentados num próximo post.

Abraços a todos!

Nenhum comentário: